segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Alguém anotou a placa??

Nooossa!! Definitivamente a combinação quimioterapia + antibiótico + contraste para cintilografia não combinam... Se alguém oferecer não aceitem!!!
Que final de semana cruel...Literalmente de cama, dormi tanto que quando acordava nem sabia onde estava, perdidona...
Dor no corpo, enjôo, dor de cabeça, nhaca total, vontade de fazer nada, absolutamente nada, e como não gosto de ser contrariada foi isso o que fiz, o que meu corpo pedia: NADA!!
Não vi a cara do Luciano Huck, não vi o Faustão nem de relance...
Meu fim de semana foi assim, só troquei de camisola, tirei uma pra por a outra, e de calcinha, é claro, me permiti uma banho para voltar a dormir mais relaxada.
Agora estou recuperada, depois da fase "cama, mesa e banho", traduzindo, "acordar, comer, tomar banho e dormir", estou bem melhor.
Aquela preguiça latente ainda permanece é claro, mas já estou acostumando com ela, tô até começando achar ela gostosinha.... rsrs
Bom, por fim, vamos seguindo firme e forte igual gelatina...
Beijo, me liga!!
Vou deitar que já estou com preguiça...

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

4ª e última Quimio "vermelhinha" e teste psicológico...

Ontem fiz a minha 4ª sessão e última da quimio vermelhinha, a famosa bomba doxorrubicina + ciclofosfamida,  adeus dupla dinâmica, espero não te encontra tão cedo...
Dá um certo alívio, saber que uma parte do tratamento já se foi e agora começa uma nova etapa. Uma sensação de dever cumprido. E vamos para a próxima batalha!!
Normalmente fazer as aplicações de quimio são tranquilas, faço na própria clínica da oncologista e o ambiente é muito bom, aconchegante para o que se destina né...
Mas ontem foi meio punk, sentei e já tinha uma senhora tomando o medicamento dela, dei bom dia e fiquei na minha esperando meu "drink havaiano" (pensando assim fica mais fácil a espera)rs.
A mulher começou a conversar e junto com a conversa começaram as queixas, que ela estava cansada, que era muito difícil, que estava entrando em depressão, que o caso dela era uma recidiva e que ela estava desistindo, e blábláblá. Fiquei com pena e claro, como minha língua não consegue ficar dentro da boca, comecei a falar.
- Olha não fique assim, tem que ser forte, se animar, encarar o tratamento, sei que é difícil mas tem que lutar, ainda que temos a opção de se tratar, tanta gente se recupera, tem muita coisa nova vindo por aí, as pesquisas estão cada vez mais avançadas e blábláblá (não deixei barato e também despejei meu blábláblá né...)
Aí, não convencida claro, pois ela estava certa de que a vida era uma droga e que tinha que me convencer daquilo também, começou a falar:
- Olha, não se anima pq essa doença não tem cura... (pau, direto de direita na minha fuça!), a gente se torna escrava dela e toda hora que vc acha que está bem, aparece uma coisa nova, é pro resto da vida, a gente vai morrer disso, e lá foi mais um monte de blábláblá, falou até mal do Gianecchine e do Lula, que estão sempre rindo e felizes pq ainda não caíram na real (essa eu achei que foi uma indireta...)
Eu, que não sou boba nem nada fiquei quieta, pois minha psicologia tem uma certa limitação e achei que se argumentasse com ela naquele momento de fúria em que se encontrava, estava correndo o sério risco dela me fazer engolir literalmente meu drink vermelhinho e sem gelo.
Depois que ela se acalmou, e acho que viu o quão alterada estava e o tanto de m... que falou, tentou um assunto mais ameno pra ver se eu ainda estava viva ou se tinha enfartado lá mesmo, na minha relaxante cadeirinha.
Acabei ficando com mais pena dela, pois realmente está num processo depressivo a olhos vistos, e rompi meu silêncio (que a essa altura deve ter durado uns "longos" 10 minutos, que é meu limite máximo) e comecei a conversar com ela.
Falamos bastante, sobre a vida, as escolhas, filhos, família, o quanto a cabeça da gente muda depois de uma certa idade, e a conversa se desenrolou até que ela se animou um pouco.
Sei que no fim, ela estava rindo, falando dos bichos que ela tem, e acabou me dando um beijo pra se despedir, eu até estranhei a mudança, mas fiquei feliz por ela.
Não deu 2 minutos e desceu uma outra paciente, eu lá quietinha, esperando aqueles pingos infindáveis acabar pra ir embora.
Ela sentou do meu lado e já me perguntou se eu me incomodava se ela tirasse a peruca. Respondi que não, é claro, e aí percebi que aquele, realmente, não era o meu melhor dia...
Ela tirou a peruca, começou a coçar e coçar e coçar aquela careca, e junto começaram as reclamações, lógico.
- A gente vira um "nada" depois que descobre essa doença né...
Eu quieta, só dei um sorriso, pois minha experiência anterior não havia sido muito boa...
Aí ela continuou,
- É um horror, não consigo me olhar no espelho até hoje, não me aceito assim sem cabelo, é mais forte que eu, tinha um cabelo longo, estava com um megahair até a cintura, a coisa mais linda (será? naquela idade? Abafa o caso...), aliás, nada na gente é mais nosso, tudo se torna artificial, o cabelo é falso, as unhas são falsas, os peitos são falsos, nada é natural e nosso de verdade, nos reduzimos a um "ser artificial"... (cruel essa né...)
Só concordei, dei uma risadinha, aqui outra ali, e larguei o pepino para a Luciana, a enfermeira que nos acompanha, descascar dessa vez.
Mas fiquei pensando, pois ela tinha um lábio lotado de silicone ou sei lá oque, mas com certeza aplicou qualquer coisa ali era fato, a testa era puro botox, as unhas ela comentou que fez num lugar perto do aeroporto que já estava acostumada e sempre fazia a unha de gel, pois é pratica, dura, etc. então já usava ...
Aí pensei, CARAMBA! Como as pessoas são engraçadas, nunca estão satisfeitas com nada, quando ela estava boa, se enchia de botox, aplicação nos lábios, alongamento nos cabelos,  unhas de porcelana, e isso tudo não era artificial? Naquela época não incomodava o fato de estar com um monte de coisas artificias? Só agora se tornou um "ser artificial"?
Então, se é pra se lamentar por ter esse monte de coisas artificiais que ela citou, imagina a Angela Bismark e tantas outras modelos e atrizes, que devem ter mais silicone no corpo do que o sangue? Só porque elas não estão com CA, não é artificial?
Concluí que as mulheres nunca estão satisfeitas, quando estão bem, reclamam que estão gordas, aí operam sem reclamar, sofrem as dores felizes, colocam alongamento nos cabelos,  colocam silicone, aplica isso, aplica quilo, se enche de coisa e se acha linda. Agora, se for necessário, aí ela não quer usar nada disso, quer sua beleza natural.
Que ser complexo que é o bicho MULHER!
Claro que não me excluo totalmente de muitas coisa que citei acima, faço parte desse grupo, pois nasci mulher, mas não fico reclamando de ter que usar peruca ou qualquer outra coisa para melhorar a aparência nesta fase por pura necessidade e não por minha vontade. Uso, incomoda? Sim me incomoda as vezes, mas uso pois preciso.
Poxa, temos que agradecer todos os dias o fato de existir cabelos postiços, cilios postiços, unhas postiças, tetas postiças (dessas eu não precisei), etc...
É a tecnologia usada ao nosso favor!

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

23/11 - Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil

Em 2008, a Lei nº 11.650, datada de 4 de abril, instituía o dia 23 de novembro como Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil. Entre os principais objetivos que culminaram na criação dessa data estão estímulo a ações educativas e preventivas associadas à doença, promoção de debates e outros eventos sobre as políticas públicas de atenção integral às crianças com câncer, difusão dos avanços técnico-científicos relacionados com a doença e promoção de apoio para crianças e seus familiares.
As preocupações previstas nos objetivos da Lei são totalmente fundamentadas nos números divulgados pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA). Estima-se que 70% das crianças com câncer possam ser curadas quando ocorre o diagnóstico precoce. A cada ano, são estimados mais de 9 mil novos casos de câncer infantojuvenil, configurando a segunda causa de mortalidade proporcional entre crianças e adolescentes de 1 a 19 anos.
É configurado como câncer infantil um grupo de doenças que têm em comum a proliferação descontrolada de células anormais, a qual pode ocorrer em qualquer local do organismo. Entre os tipos mais comuns da doença nessa faixa etária estão leucemia, tumores do sistema nervoso central e linfomas. Enquanto nos adultos a doença afeta, em geral, as células do epitélio, que recobrem os diferentes órgãos (é o caso do câncer de mama e o de pulmão), nas crianças são mais comumente atacadas as células do sistema sanguíneo e os tecidos de sustentação. Além disso, enquanto em adultos a doença se relaciona com fatores externos, como, por exemplo, o fumo, nas crianças não existe essa evidência. Assim, a prevenção torna-se ainda mais complicada e o foco volta-se de vez para o diagnóstico precoce e o tratamento.
É importante, portanto, estar atento ao aparecimento de sintomas que podem ser sinais da doença. Quanto mais cedo for a procura pelo tratamento médico, maiores serão as chances de cura. Procure um especialista caso seu filho apresente:
  • perda de peso;
  • manchas roxas e sangramento pelo corpo, sem machucados;
  • vômitos acompanhados de dor de cabeça, diminuição da visão ou perda de equilíbrio;
  • caroço em qualquer parte do corpo, principalmente na barriga;
  • palidez;
  • febre prolongada, sem causa identificada;
  • dores nos ossos e nas juntas, com ou sem inchaços;
  • crescimento do olho, podendo estar acompanhado de mancha roxa no local.
Lembre-se de que o tratamento do câncer começa com um diagnóstico correto. Ao avaliar o caso da criança, o médico solicitará os exames laboratoriais e de imagem necessários para avaliar o estado de saúde do paciente e identificar o problema. O tratamento deverá sempre ser feito em local especializado e compreende três modalidades principais: quimioterapia, cirurgia e radioterapia. Além dos medicamentos, é indispensável para a cura a participação e o apoio de familiares e amigos. O bem-estar e a qualidade de vida dessas crianças e adolescentes estão em primeiro lugar.

Editora médica: Dra. Anna Gabriela Fuks (615039RJ)
Jornalista responsável: Roberto Maggessi (31.250 RJ)

Curiosidades...

Gente, semana passada fui a uma loja de brinquedos comprar um presente e olha a boneca que encontrei

Esta é a Analú Sorinho, kkk (o nome é engraçado...)

Ela está em tratamento médico e toma soro na veia (aliás tem um baita furo enorme no braço que achei um exagero). O soro fica pingando igualzinho o de verdade... me identifiquei com ela...kkk

Mas, enfim, para uma criança que está fazendo um tratamento traumático como uma quimioterapia é bem interessante, afinal vai ter companhia sempre!

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Quem abusa se lambuza?! Não, se ferra mesmo...

Gente, eu realmente sou uma cabeçuda...
Lembra do Rafinha que estava marcado pra pintar na área na segunda feira, pois é, ele chegou lindo e forte, Graças a Deus, uma coisa fofa, mas que deu uma canseira tão grande na gente.
O cara nasceu só as 11:30, e acabou indo pro quarto só as 19:00 hs, enquanto isso eu lá, o dia todo no hospital esperando,  pois queria ver ele de pertinho de qualquer jeito.
Resultado: esqueci de tomar bastante água (de preferencia todas estas garrafas aí de cima), como é recomendado após fazer as sessões de quimio,  acabei não indo ao banheiro quase que o dia inteiro e, claro, ganhei uma cistite (infecção de urina) nervosíssima!!
Juntou que acho que fiquei muito tempo de pé, com a cistite e com a nhaca que dá depois da quimio, que eu fiz na última quinta, eu quase morro de tanta dor. Doía tudo, o corpo, as pernas, a bexiga, tudo ao mesmo tempo, passei uma noite de cão, levantava a cada 10 minutos pra fazer um xixi que não existia, só algumas gotinhas que só eu sei o quanto me custou para sair....
Agora estou aqui, de cama, me recompondo da maratona, tomando antibiótico e prometendo pro universo que nunca mais vou esquecer de beber água.
E ainda por cima vou ficar sem ver o Rafinha hoje... que droga...me ferrei!
Uma coisa tão simples que me custou tão caro! Era só beber água...
Vamos lá rins, se preparem para trabalhar, pois agora sou da turma dos 2 litros de água por dia.
Vou andar com um garrafão a tira-colo.
Água, água, água!!

terça-feira, 1 de novembro de 2011

A espera do Rafael!!

Nooossa!! Estou feliz da vida e super ansiosa,  pois meu mais novo sobrinho nasce nesta segunda feira dia 07/11. É... a família está crescendo!!
Depois de uma gravidez "super animada", com váaaarios acontecimentos, finalmente as coisas se acalmaram, na medida do possível, e a Dani vai ter nosso tão esperado e já amado Rafael.
Sempre falo pra Dani, que o Rafa deve achar que ela é médica, pois passou a maior parte dessa gravidez atrás de visitar o povo no hospital.
Primeiro um estágio prolongado de visitas diárias na UTI do hospital TotalCor, graças ao meu pai, depois mais um longo período de visitas diárias no hospital, agora já no quarto, também proporcionados pelo Sr. Michele, vulgo meu pai ou nôno. Enfim alta e tudo se normalizou, certo??? Errado!!
Na mesma semana ofereci a ela e a toda família a agradável espera de uma cirurgia que durou horas e horas e deixou todos apavorados. Depois disso proporcionei a ela e a minha outra irmã Adriana a dura tarefa de dar a notícia do meu CA para minha mãe e meu pai... coitadinhas!
Agora está tudo acabado certo?? Errado de novo!!!
Depois de 20 dias fui internada e ofereci em primeira mão, a ela e a toda família, a agradável oportunidade de retomar as tão famosas "visitas hospitalares da família Dell'Arno".
Neste meio tempo, o Rafael foi crescendo, crescendo, sempre protegido dentro daquela barriga redondinha. Foram tantas visitas em hospital que o coitadinho deve estar lá dentro achando que ela é médica ou enfermeira, afinal, hospital todos os dias só pode ser a trabalho né...
Mas agora o que importa é que ele está para chegar, com saúde, lindo, fofo, gostoso, cheiroso, o bebezão da titia!!
Estamos todos na maior expectativa, afinal o último bebê da família nasceu a 09 anos.

Seja bem vindo Rafael! 
Tenha a certeza de que você será muito amado e protegido por todos.
Venha ocupar o seu lugar á nossa mesa, que já está superlotada, mas com o
seu lugarzinho reservado. Você é o nosso 12º integrante!
Venha encher a nossa casa de alegria, iluminar nossos dias e completar 
esta família maravilhosa que já te ama tanto!!