quinta-feira, 14 de julho de 2011

Core Byopsia

Segunda feira fiz um exame que se chama Core byopsia de mama. Ele foi pedido pela minha médica para investigar o tipo de nódulo que tenho, saber se é maligno ou benigno, e mais algumas informações detalhadas.
Passei o fim de semana pesquisando que raio de exame era esse, e após quase me descabelar, resolvi que o google não é nosso melhor amigo nestas horas de agonia, ao contrário, piora tudo pois as informações são as mais diversas possíveis e acaba deixando nossa cabeça a ponto de explodir. Definitivamente a curiosidade mata...
Cheguei á clínica onde iria realizar o exame no horário marcado. Até que eu estava bem tranquila.
Demorou um pouquinho e logo me chamaram. O médico olhou os exames que levei, e começou a me explicar como seria o procedimento. Trata-se de uma punção com anestesia local, feita através de uma cânula fina, que tem dentro tem uma lanceta que retira os fragmentos do nódulo para que depois possam ser examinados e diagnosticados. Até aí tudo bem. Tirei minha blusa, me deitei na maca, e ele começou o exame.
Me falou que eu sentiria uma picada leve e um pequeno ardor. E foi exatamente assim, picadinha e ardidinho... gostos não é, mas é o que tinha para o momento...
Durante o exame fique acompanhando o procedimento pela tela do ultra som, vi a cânula entrar, senti o primeiro click que o aparelho faz ao retirar o fragmento e pronto, descobri que realmente de corajosa e tranquila eu não tenho nada... minha vista começou escurecer só de imaginar aquela cânula entrando em mim... fechei os olhos e continuei zonza, me sentindo uma idiota, pois não estava sentindo nada, mas meus pensamentos me traiam. Então, já tirei minha primeira conclusão: que minha sonhada lipoaspiração não iria acontecer nunca né, pois se com uma cânula do tamanho de uma agulha eu já tava daquele jeito imagina numa lipo??? É infarto na certa...
Permaneci assim, de olhos fechados e tentando pensar em outras coisas. Aí, era click, mais click, click, click, que saco, não parava mais aquele click e eu já estava enjoada daquilo, mas estava lá firmona feito uma geléia. Enfim o médico terminou, que alívio...
Pensando bem, vi que me senti mal mais pelo pavor e pela ansiedade de fazer um exame que eu não imaginava como seria, do que pelo procedimento em si, que realmente é como o médico falou, uma picadinha leve, um ardidinho e só, depois você não sente mais nada, tá tudo anestesiado.
Minha dica é: chá de camomila, suquinho de maracujá para ficar mais calminha e encarar este exame que é bem tranquilo, eu fui uma tola de me apavorar pois na verdade não dói nada mesmo, se doesse eu diria.
Ele me fez um curativo ridículo, amassou meu peito que é grande e ficou uma coisa horrorosa, só poderia tirar esse curativo no dia seguinte e o ponto falso depois de 3 dias.
Agora já estou no 3º dia e hoje vou tirar o último esparadrapinho que tá lá colado.
Depois do procedimento fui pra casa, não senti dor, só um encômodo para dormir a primeira noite. Na manhã seguinte vida normal, tudo bem tranquilo como o médico falou.
Sabe de uma coisa, não fiquem fuçando na internet, vendo vídeos, lendo diversas coisa que só servem para te confundir e apavorar. O médico é nosso melhor amigo nestas horas, só ele sabe te explicar exatamente o que vai acontecer. Se eu tivesse ficado na minha, tudo teria sido mais tranquilo...
Fuçar na internet nunca mais!!
Mais tarde vou tirar o esparadrapo e depois conto como foi..

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua mensagem! Em breve responderei em seu email.