sexta-feira, 29 de julho de 2011

Mulher de fases

Esse negócio de câncer de mama tem me afetado muito.
Ando literalmente uma "mulher de fases", o que andei lendo e é completamente normal.
Esse período entre a descoberta da doença, a cirurgia em si e o início do tratamento é massante.

Quase uma tortura chinesa. Os dias não passam, os resultados dos exames demoram a sair e você se torna escrava dos seus pensamentos e da sua ansiedade. 
A expectativa, a euforia, esperança, a tristeza, a angústia, a tensão, todos os sentimento se misturam neste período.
Aprendi da forma mais difícil, o que é viver uma fase de cada vez, logo eu que sofro de ansiedade crônica.
A cada dia faço novas descoberta e passo a me conhecer melhor. 
Já passei pela "Fase da Expectativa", onde você se agarra as chances mais improváveis de ter havido um erro no resultado do exame, ou da máquina de mamografia estar com defeito e que tudo não passou de um mero engano.
Passei pela "Fase da Euforia" muito rapidamente, quando você recebe a confirmação: você realmente está com um câncer de mama. É uma sensação muito estranha, num primeiro momento você se choca mas depois de um período você se descobre a mulher maravilha, com todos aqueles poderes, com toda aquela força, aquela garra, e parte pra cima da sua doença com a maior coragem do mundo, se achando invencível, infelizmente depois de algumas horas isso passa e você cai na real. 
Iniciou-se então a "Fase Cultural", onde você passa a fuçar na internet, e começa a ler tudo e todo conteúdo referente a câncer de mama. Neste período quase me tornei uma medica autodidata, já estava interpretando os resultados dos meus exames (como vocês viram nos posts anteriores) antes mesmo de levá-los ao médico. Li tanto, dia e noite, que estava mais íntima do google do que do meu marido... Claro que devido a este excesso de informações desencontradas, o resultado é o incio de uma "Fase Paranoica". 
Você começa a sentir um monte de dores pelo corpo que você nunca sentiu, e todas essas dores você passa a ter certeza que é uma metástase, que sua doença está se espalhando, viaja completamente na maionese. Pois é eu passei por isso. Doía minhas costa e achava que a doença estava se espalhando pela coluna ou pelos ossos, tossia e achava que estava espalhando pelo pulmão, espirrava e achava que meu nariz ia cair por causa do câncer.. coisa de gente paranoica mesmo!
Nesta hora percebi que era preciso por o pé no freio e respirar um pouco, e colocar a cabeça no lugar.
Parei com tudo, google nem pensar, estamos de mal, relações cortadas por um bom tempo. Essa loucura de achar que tudo é câncer também dei um tempo, apesar de ter ido ao ortopedista que me pediu uma ressonância da coluna e bacia, já que tinha o pedido fiz o exame né... sabe como é, melhor garantir...
Mas parei de pensar um pouco na doença e dei um tempo para mim.
Fiquei uns bons dias sem entrar na internet (como vocês pode perceber), comprei um monte de livros tipo esses romances água com açúcar da Sandra Brownn, e comecei a ler. Li um livro atrás do outro, para não me permitir voltar aquela paranoia, no total devo ter lido uns 8 livros em 1 semana... é muito bom, você desliga de tudo, distrai a cabeça, viaja a lugares maravilhosos e tem a certeza de um final feliz e com direito a beijo na boca, quer coisa melhor? Esse livros podem até ser bobos, romances água com açúcar, mas para mim funcionou que foi uma beleza... as vezes precisamos de fugir da realidade e sonhar um pouco, faz bem para a alma...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua mensagem! Em breve responderei em seu email.