terça-feira, 26 de julho de 2011

Um pouco sobre o câncer de mama

O câncer de mama é uma doença tratável, especialmente quando diagnosticado precocemente. 
No Brasil, a maior incidência desse tumor ocorre por volta dos 59 anos, o que não descarta casos em pacientes jovens (com menos de 30 anos) e em idosas (com mais de 80 anos). 
O câncer de mama se inicia como um nódulo geralmente indolor, que cresce com o tempo e pode se espalhar para áreas próximas à mama, como músculos e pele. Com a realização de exames de rastreamento, como o autoexame mensal e o acompanhamento médico anual, aumenta-se a chance do tumor ser detectado precocemente, o que amplia a possibilidade de cura e permite o uso de tratamentos menos agressivos. 
Quando detectado em sua fase inicial, o tratamento para câncer de mama tende a ter mais êxito, dessa forma é essencial que a mulher faça um acompanhamento médico regular, especialmente se notar a presença de um nódulo.


No meu caso, sempre fiz as visitas periódicas ao ginecologista, mas até hoje nenhum deles haviam me pedido uma mamografia. Só examinavam as mamas e nada mais.
Eu, como qualquer mulher, nunca pensei em ter um câncer de mama, primeiro porque nunca tive casos na família, segundo porque amamentei meus filhos de monte, tinha medo de um câncer de útero, mas de mama...me pegou de surpresa confesso.
Considerando que é o segundo tipo de câncer mais comum entre as mulheres, e que podem ocorrer casos antes dos 30 anos, os médicos deveriam mudar este conceito de fazer a mamografia após os 35 anos e solicitar a mamografia, ou ao menos um simples ultrassom de mama, sempre que a gente faz o papanicolau, ou seja, uma vez por ano, após iniciarmos nossa vida sexual.
Por que fazemos exames precoces anuais de prevenção ao câncer de colo do útero e não fazemos o exames precoces para evitar o câncer de mama? 
Tem coisas que não dá pra entender....

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua mensagem! Em breve responderei em seu email.